quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Chuveirada de Bactérias
Sabemos que o banho é uma necessidade básica, faz parte dos bons hábitos de higiene, ajuda na renovação celular da pele, sempre cai bem quando estamos desanimados, cansados ou estressados, pois relaxa, traz conforto e energia.
limpa nosso corpo,e evita inúmeras doenças, certo?
Pois, bem. Um estudo divulgado pela Universidade do Colorado em Boulder diz que não é bem assim.
Os cientistas descobriram que o chuveiro pode oferecer um ambiente favorável para a contaminação por bactérias que causam distúrbios respiratórios.
Cerca de 50 chuveiros de nove cidades em sete Estados americanos diferentes, inclusive Nova York e Denver, foram examinados. Destes, 30% apresentavam um risco potencial.
Uma bactéria conhecida como Mycobacterium avium foi encontrada em uma quantidade cem vezes maior da que existe na rede hidráulica das cidades. A situação é pior quando o chuveiro é de plástico.
A Mycobacterium forma um revestimento sobre o chuveiro e, aderindo ao interior do chuveiro, pode lançar gotículas com grande concentração do microorganismo no ar. Inaladas, elas podem penetrar nas partes mais profundas dos pulmões.
De acordo com os pesquisadores um jato de água na cara quando do chuveiro, pode conter uma quantidade alta de Mycobacterium avium, o que, segundo os testes, não é muito saudável. Ainda segundo os cientistas a bactéria costuma atingir mais aquelas pessoas que têm o sistema imunológico debilitado como os idosos, mulheres grávidas e enfermos.
Para os pesquisadores, as conclusões do estudo podem explicar porque tem havido um número maior de casos de infecções pulmonares desse tipo nos últimos anos. Eles dizem que as pessoas tendem a preferir o banho de chuveiro ao de banheira. A infecção por Mycobacterium avium inclui sintomas como cansaço, tosse seca, respiração difícil e fraqueza.
No estudo foi atestado também que os chuveiros podem ser ainda uma rota para a propagação de outras doenças infecciosas como um tipo de pneumonia chamada "doença dos legionários", e distúrbios provocados pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.
Apesar dos resultados, foi ressaltado que provavelmente não é perigoso utilizar chuveiros para tomar banho, contanto que o sistema imune da pessoa não esteja comprometido de alguma maneira. Segundo ele, como os chuveiros de plástico apresentam uma carga maior de patógenos, os chuveiros de metal podem ser uma boa alternativa.
O estudo foi publicado na edição online e na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Fontes
http://www.sidneyrezende.com/editoria/cienciaesaude
http://www.diariodasaude.com.br
http://scienceblogs.com.br
http://blog1.educacional.com.br/blog_bio/p85209
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u623937.shtml
Por Jussiani Marquezotti Ramos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
espero que os fabricantes de chuveiro saibam disso e elimem a produção do chuv. de plástico.
ResponderExcluir