quarta-feira, 21 de outubro de 2009

As Maravilhas da Água
Escrito por Patrícia Barta Mendes

A água, o H2O, é um elemento essencial para a vida. Dois terços do nosso planeta se constituem puramente de água. A Terra, na verdade, pode ser chamada de Planeta Água.

GettyImagesNós a usamos para beber, para cozinhar, para lavar, nadamos nela e não costumamos pensar que ela poderá faltar um dia. Esse líquido incolor, insípido e inodoro faz parte de nossa vida; e, talvez por isso, não possamos perceber suas propriedades maravilhosas. Sem água, morreríamos em poucos dias. A maior parte do nosso corpo é formado por água. A água é necessária para tantas funções essenciais ao ser humano que é impossível não pensar que ela tenha sido criada exatamente para a manutenção da vida.

A água pode ser apresentada em três estados: sólido, líquido e gasoso – todos eles muito importantes para os seres vivos. Uma das funções mais importantes da água é a de equilibrar a temperatura da Terra, refrescando mais ou menos o planeta.

Quando a água líquida é exposta ao calor, ela evapora para refrescar a área em que está; ou seja, ela se divide em muitas micropartículas e se espalha. Sabia que um processo parecido ocorre com o ser humano? Quando estamos com calor, suamos. O organismo faz isso para refrescar a pele e não deixar que ela fique ressecada.

O estado sólido da água é muito interessante, porque ela se amplia. Quando você enche uma fôrma de gelo com água e coloca no freezer ou congelador, percebe que, ao congelar, a água ocupa mais espaço. Em lagos gelados, a camada que se forma na superfície funciona como uma “tampa” do lago. Isso significa que a superfície pode estar congelada, mas os peixes continuam sua vida normal sob as águas.

Image

A água percorre os céus, os rios e os mares. Aquecida pelo sol, a água se evapora e sobe até as nuvens. O vapor d’água se esfria e se condensa formando as nuvens. Milhões de gotinhas de água se unem em cada nuvem. As gotas de água caem das nuvens muito “carregadas”. É a chuva. A chuva cai sobre a terra e forma poças d´água. Uma parte da água se infiltra no solo e outra forma as enxurradas. A água escorre para os rios e aumenta seu volume. Os rios correm novamente para o mar. Isso se repete vez após vez, continuamente.

Quando você acha que o homem percebeu esse ciclo? Existem referências bíblicas que anteciparam esses estudos. Veja Jô 36:25-28: “Mesmo de longe todos nós vemos e admiramos o que Deus está fazendo. Ele é grande demais para que o possamos conhecer; nós não podemos calcular quantos anos já viveu. Deus faz com que a água da terra suba para um depósito e depois a transforma em gotas de chuva. As nuvens derramam a água, que cai em aguaceiros sobre a terra.”

Devemos dar glórias a Deus por Suas maravilhosas criações; entre elas, a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário