sexta-feira, 16 de outubro de 2009

JOAO DE BARRO UM ARQUITETO CIUMENTO E VINGATIVO

JOAO DE BARRO – UM ARQUITETO CIUMENTO E VINGATIVO

Quem nunca se encantou com aquelas casinhas do João de Barro? Esse pássaro habilidoso possui diversas peculiaridades. Os casais constroem juntos sua morada durante duas semanas, onde vivem por cerca de um ano, tempo o bastante para pelo menos 4 ninhadas.
Na construção da casa, utilizam barro úmido, misturado a esterco e palha. O casal chega a fazer centenas de viagens no transporte do material. O ninho (casinha)tem formato esférico e normalmente 30 centímetros de diâmetro. As paredes tem 5 centímetros de espessura e exigem grande esforço do casal: eles amassam as porções de barro com os bicos e os pés, criando uma massa homogênea e pegajosa que ajuda na construção.
É um arquiteto perfeito. O ninho tem dois cômodos, com uma porta que dá acesso ao primeiro, que é feita na medida para que a ave entre sem precisar se abaixar. O cômodo mais interno, geralmente é forrado com penas, pelos e musgo, serve para a postura de ovos e acomodação dos filhotes. A porta de entrada é sempre estrategicamente posicionada na direção contrária à chuva e ao vento.
Mesmo sendo um arquiteto muito habilidoso, o macho é considerado extremamente ciumento e vingativo. Os machos amam para a vida toda, mas as fêmeas são “vulneráveis” e se encantam facilmente por outros machos. Se ele desconfia que está sendo traído, toma uma atitude radical: prende a companheira no ninho, tapando a porta, e deixa a coitada morrer lá dentro. Embora esse comportamento nunca tenha sido cientificamente observado, essa má fama corre o mundo!



O casal constrói a casinha com muito esforço e dedicação!


Dividem os cuidados com os filhotes e também a manutenção da casa!



Mas se a fêmea tenta “pular a cerca” o macho não tem piedade: fecha a porta da casa com ela dentro.

FONTE: MUNDO ESTRANHO, BIRDS, WIKIAVES
http://diariodebiologia.com/2009/09/joao-de-barro-um-arquiteto-ciumento-e-vingativo/
POSTADO POR: Renata Bugança Scheleder

Nenhum comentário:

Postar um comentário